quinta-feira, 19 de abril de 2012

Nova técnica de Mega Hair

Todo mundo sabe que sempre fui super contra o uso de Mega Hair devido a destruição que causa nos fios. Entretanto, após o comentário de uma querida paciente, fui investigar mais sobre o Mega Hair Americano ou Europeu com adesivo e agora estou fazendo esse post para falar mais a respeito dele.


Técnica exclusiva de um cabeleireiro paulista no Brasil até janeiro do presente ano, o mega hair americano ou adesivado nada mais é que um aplique de cabelos naturais cuja extremidade consiste em um adesivo dupla face. Nada de nós ou queratina ou calor. Só um adesivo.
Aparentemente, a técnica agride bem menos os fios. Porém, já encontrei relatos negativos na net, falando que o adesivo quebra um pouco os cabelos sim, mas claro, nunca como as técnicas anteriores. Eu, como sou super cautelosa com tudo que é novidade no mercado, dou o seguinte conselho: esperem um ano ou conversem com alguém confiável que tenha feito e melhor: observe os fios dessa pessoa.

sábado, 14 de abril de 2012

Dia a dia.

Esse post baseia-se em diversas situações recorrentes em consultório e que merecem uma certa atenção. 


1) "Não preciso de Botox agora pois só se eu tivesse com muitas rugas para precisar"


Um dos pensamentos mais errados que escuto de alguns pacientes é de que o Botox conserta rugas a qualquer momento. Ele, na verdade, atenua o que já está marcado e previne, sim, previne que outras rugas surjam. Portanto, não se deve esperar que o rosto fique todo marcado com rugas para procurar tratamento. 


E não existe idade x ou y para que se indique o procedimento. Tem gente que chega já tarde demais e o resultado do Botox não fica ideal. Além disso, tenho pacientes jovens com rugas ao redor dos olhos  (piores do que mulheres maduras) e que fazem a toxina localizada no auge dos seus 20 e poucos anos. Sim, você não é obrigado a fazer em todos os pontos. Cada pessoa, uma abordagem individualizada.


2)"Não quero fazer botox pois vi pessoas que ficaram desfiguradas e com bochechas de fofão".


Com certeza o Botox virou um nome geral que as pessoas usam para designar qualquer coisa que façam no rosto. E tudo de feio é culpa do Botox. O Metacrill (preenchedor permanente) ou bioplastia é que tem esse mérito de deformar muita gente. O problema é que o metacrill virou sinônimo errado de Botox. 


3)"Sou muito nova e não preciso disso."


Isso é muito relativo. Rugas são proporcionais a força muscular da pessoa. Quanto mais forte e grosso o músculo mais rugas ele fará. Tem mulheres e homens que com 20 e poucos anos já tem mais rugas dinâmicas que homens e mulheres de 30. 


Dessa forma, o caminho natural é das rugas dinâmicas (que só surgem com o movimento, ao sorrir, ao franzir a testa) virarem estáticas (permanentes mesmo que você não sorria elas ficam lá). O Botox lentifica consideravelmente essa progressão e até mesmo impede que as rugas dinâmicas surjam precocemente. 


Mas cada caso é um caso. Uso muito os meus olhos como exemplo. Nunca usei Botox nessa área e talvez nunca precise. Minha musculatura é fraca ao redor dos olhos. Todo mundo acha que coloco Botox ali, mas a verdade é que não uso nada nessa região. 


4)"O meu cabeleireiro disse que a escova que ele fez não tem formol".


Alerta PINK não é mais nem vermelho. Essa é a afirmação mais suspeita. Antes de alisar seu cabelo EXIJA que mostrem o produto a ser usado. A maioria dos profissionais -existem exceçōes, claro- mente descaradamente ou por falta de conhecimento ou intencionalmente mesmo, uma vez que alisantes com formol são bem mais baratos que o tioglicolato que tem marcas caras como Wella e L' oreal. O preço final que você paga é o mesmo mas o lucro do salão é menor se usa essas marcas importadas . E tem o fator novidade. Escova de aminoácidos, de carbocisteína, de frutas, marroquina e demais com nomes bonitinhos são suspeitas.







quinta-feira, 12 de abril de 2012

Que tipo de cerda tem sua escova de cabelo?



É um tema um tanto quanto original nos blogs do meu segmento, mas creio que seja interessante mergulharmos no mundo das escovas e suas indicações. 
De um modo geral, classificamos as escovas de cabelos naquelas com cerdas sintéticas, naturais (como a famosa cerda de javali) e mistas. Mas qual seria a diferença entre elas?
Cerdas naturais: diminuem o frizz;
                          dão mais brilho ao cabelo;
                          indicadas para fios finos a normais-finos;
                          contra-indicada para desembaraçar os fios.
Obs.: as escovas com cerdas de javali são muito usadas para fazer coques e rabos de cavalo pois dão um acabamento muito interessante aos cabelos.
Cerdas sintéticas: desembaraçam melhor o cabelo;
                            fuja daquelas com alturas diferentes, tipo cerdas longas e curtas elas traumatizam o cabelo e podem parti-lo;
                            indicadas para fios grossos a normais-grossos
Cerdas mistas: indicação arriscada pois pode agradar ou desagradar. 
                        para pessoas que querem desfrutar simultaneamente dos 2 tipos de cerdas.


Existe também a classificação quanto ao formato das escovas:


1)Cilíndricas: usadas para modelar os cabelos. Quanto maior o diâmetro melhor para fios curtos e grossos. Os longos e finos apesar de gerar mais trabalho para quem faz se dão melhor com escovas de diâmetros menores.
2)Achatadas ou planas: o famoso raquetão, indicadas para desembaraçar os cabelos.


E por fim: turmalina ou não turmalina? A resposta é simples: se você pensa em usar a escova com o secador por perto turmalina com certeza.


Escovas com propriedades terapêuticas com Cobre seriam indicadas para quem sofre com caspa. Curioso, não?


Adendo: as escovas com cerdas de Javali podem ter uma indicação curiosa para pessoas com cabelos oleosos e que só usam xampus. A verdade é que esse tipo de cerda distribui o sebo do couro cabeludo até a ponta do fio, sendo um condicionador natural. 


A dica que ilustra o post são as escovas do Alexandre de Paris-que para quem não sabe foi quem desenhou a famosa camélia da Chanel.  A empresa tem uma loja no Brasil e várias na França. Claro que o aconselhável é comprar fora, saindo muito mais em conta. Muita gente comenta da mini escova de bolsa, pela praticidade e durabilidade. Mas resolvi investir em uma maior pois tenho cabelos bem compridos e a maior tem cerdas mistas. Estou adorando a minha, muito boa mesmo.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Até que enfim! Os sabonetes antibactericidas são desmascarados. Diga não ao Protex e seus companheiros.

Finalmente posso dizer: eu já sabia! E quem é leitor antigo do blog sabe bem do que estou falando. A proteste foi analisar algumas das marcas de sabonetes antibactericidas mais famosas por aí e olha só o que concluíram:

11/04/2012 - 16h11 / Atualizada 11/04/2012 - 20h03

Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias, diz Proteste

Do UOL
Em São Paulo
Comentários90
Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumprem a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.
  • Proteste
Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.
  • Proteste
Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
Outro lado
A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste da Proteste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. "A empresa não recebeu da Pro Teste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados". Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.
Acho que o que faltou dizer é que a barra a longo prazo pode sofrer com contaminação e o tiro sair pela culatra.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Zeus Brigaderia

 
Que Deus me perdoe, mas sou chocólatra assumida. Queria odiar chocolate. Oh! Como eu queria... Mas simplesmente...não consigo!
Uma dica bem legal na cidade que moro (São Luís, Maranhão) é a Zeus Brigaderia comandada pela Maria Rita Costa . Quem me conhece sabe o quanto sou difícil de agradar gastronomicamente nesse quesito e posso garantir uma coisa: são alguns dos melhores brigadeiros que já provei nessa existência. Sem exageros. De leite ninho, passando pelo tradicional, ovomaltine e outros tantos sabores, valem cada centavo investido. Ela não tem loja física, mas se quiser encomendar é só ligar: (98) 9158- 3087. Desconheço se envia para outras cidades.
Minha pequena história prévia: já fui em diversas brigaderias badaladas que só me decepcionaram. Já os brigadeiros da Maria Rita não pesam, não são tão doces e são moles que desmancham na boca, do jeito que eu gosto. Um pecado que podemos nos dar ao luxo algumas vezes nessa vida. Em especial no período da famigerada TPM...