terça-feira, 31 de maio de 2011

ABC do laser fracionado

O laser fracionado foi a última e mais recente inovação na área de lasers.  A principal vantagem desse tipo de laser é a recuperação rápida e você já não precisa ficar afastada(o) do trabalho ou do convívio social para ter acesso a essa  tecnologia inovadora de rejuvenescimento.

Como funciona?É doloroso?

O feixe de luz é dividido em pontos microscópicos que coagulam a pele e deixam pele normal ao redor como se fosse uma rede para uma rápida recuperação.  Antes do procedimento aplicamos anestésico e o desconforto é mínimo.

Quais as indicações?

·         Rejuvenescimento ao tratar rugas e linhas superficiais da pele;
·         Melhora da textura global da pele, que se torna mais uniforme;
·         Melhora dos poros;
·         Cicatrizes de acne;
·         Estrias;
·         Cicatrizes pós cirúrgicas e após trauma.

Quais são os cuidados após procedimento?
Evitar sol, muito protetor solar e suspender os ácidos se estiver utilizando algum.

sábado, 28 de maio de 2011

Rosaria Cunha e suas criações: dica de porta de maternidade.

Muita gente me pergunta sobre o quadro que eu mandei confeccionar com a família de ursinhos. Daí resolvi fazer esse post para falar um pouco a respeito do trabalho da Rosaria Cunha:


Observem que a luz acende mesmo e utiliza-se apenas pilhas pequenas.
Só ontem consegui pendurar o de Lara na nossa casa nova. Afinal, após a porta da maternidade você pode usar como decoração no quarto do seu filho (a). Para conhecer mais o trabalho dessa artista é só acessar: www.rosariacunha.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dica para as mulheres com cabelos cacheados: Plucking!


Essa é uma dica valiosíssima facilmente encontrada em blogs voltados para cabelos cacheados. O nome da técnica é Plucking ou Plopping. O objetivo é deixar seus cachos bem definidos e livres do frizz. Para executar a técnica você precisa de uma toalha de microfibra...sim, de microfibra, nada de 100% algodão. Existem soluções alternativas e criativas como toalha de papel duramax da scott, e até uma camiseta velha. Vamos aos principais passos:

1) Com os cabelos molhados aplique o finalizador de sua escolha;

2) Escolha uma toalha para enrolar os cabelos de preferência feita de microfibra. Enrole os cabelos conforme mostra o vídeo:

3) Espere uns 20 minutos e solte os cabelos. A partir daí seque-os com um difusor ou deixe-os secar à temperatura ambiente. E tcharam! Cabelos mega ultra lindos. Sou suspeita pois gosto de cabelos cacheados naturais bem cuidados. O problema é que dão um trabalhão...
Esquema resumido em desenhos do site www.naturallycurly.com:

domingo, 22 de maio de 2011

Óleo de camélia: uma novidade não tão nova assim.

Quem nunca ouviu falar vai ouvir e ler muito por aí a respeito desse óleo. Depois do boom do óleo de ARGAN, que na França é usado até como anti-rugas, chegou a vez do óleo de Camélia. 
Esse óleo é usado há séculos no Japão como hidratante e bactericida e recentemente chegou aos salões brasileiros mais badalados sob a forma de óleo e máscara capilar:
 Da Redken, mais fácil de ser encontrada, a máscara Time Reset.
O Próprio óleo da Shu Uemura. Aliás para quem não sabe o Shu Uemura era um japonês que revolucionou a área de make up e essa linha foi uma das últimas a serem desenvolvidas por ele antes de sua morte em 2007.


Aqui no Brasil está disponível no salão Mg Hair, de Marco Antonio de Biaggi em São Paulo.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dermatologia, a ciência das verdades passageiras?

Toda vez que abro uma nova revista vejo uma enxurrada de novos aparelhos e outros nem tão novos assim. O que vou falar agora pode incomodar a muitos mas é a mais pura verdade: não acredite em tudo que as pessoas e a mídia diz.


Muitos aparelhos que bombavam há 4 anos atrás hoje estão encalhados lá no sudeste. Ninguém quer mais fazer. Enquanto que aqui em São Luís são objetos de propagandas enganosas... Afinal outro dia já falei para um representante: tem laser e tecnologia que é ótimo...só pro dono dele...pois nunca vi resultado. 

Afinal, existem alguns tratamentos até mais baratos e mais eficazes que outros mas por serem old fashioned, são mal vistos por alguns. É claro que existem tratamentos mais caros e mais eficazes. Depende da tecnologia. Um bom exemplo é o ultracontour e o manthus.

O manthus que está aí há 300 mil anos (risos) é muito mais barato e mais eficaz. Agora, é um tratamento que tem em cada esquina da rua. Popularizou demais e por isso tem algumas pessoas que ficam até entediadas em fazer novamente suas sessões.

Existe também sempre aquela paciente que está ávida pelo aparelho que a Madonna usa (que muitas vezes até nem usa mais) e fica cobrando novidade dos dermatologistas. A verdade é que a indústria do laser chegou a um ponto de estagnação, com poucas novidades, com raras exceções, é claro. A nós, dermatologistas responsáveis cabe a escolha de sermos verdadeiros e sinceros com nossos pacientes ou sermos da linha "embromation", sempre com uma carta dentro da manga. Não nasci para ser publicitária. Nasci para ser médica. E ponto final.


Obs.: Não tenho conflito de interesses com as empresas desses aparelhos.

domingo, 15 de maio de 2011

A árdua tarefa de manter um blog...

Estou escrevendo esse post na tentativa de participar o quão complexa foi essa semana. Parece brincadeira, mas está cada vez mais difícil escrever por aqui. Às vezes acho que me sairia melhor sendo colaboradora de algum blog do que carregando um único nas minhas costas. Em especial, senti isso nessa última semana que foi bem difícil em todos os aspectos e essa que começa quando finalmente vou conseguir efetuar minha mudança. 

A verdade é que muitas vezes me sinto desestimulada em continuar ao mesmo tempo que existe algo dentro de mim me empurrando para frente...

Queria também retomar meu blog antigo, falar de viagens, culinária, música, sei lá. Mas sei que não tenho mais o tempo que tinha antes para falar coisas dessa natureza sem colaboradores. Ah...como eu queria ter colaboradores. 

Acho que daqui a pouco vai ser Lara a escrever por aqui. Paixão por computadores ela já tem.

domingo, 8 de maio de 2011

Sorteio e entrevista no Jornal Imparcial

Primeiramente, feliz dia das mães a todas as mães do Brasil e do mundo.


Para comemorar o dia de hoje gostaria de compartilhar com vocês uma participação minha em um Jornal local, o Imparcial, na matéria grávida e linda do Caderno Tudo. Como nem todos no Brasil tem acesso a essa publicação resolvi reproduzir a entrevista sem cortes que enviei por email para a jornalista do jornal.  Aliás foi a entrevista mais rápida que já dei na vida...

Ah e pessoal, acabei de fazer o sorteio no site random.org e o número sorteado foi o 4! Ou seja, Lívia Pino, por favor envie o seu endereço para o minhadermatologista@gmail.com (email oficial do blog).


Vamos então à entrevista: 


1) O que muda na pele de uma mulher quando ela engravida?

A pele na gravidez está sujeita a um aumento da oleosidade natural em decorrência da grande quantidade de hormônios no corpo, o que pode acarretar ou agravar alguns problemas como acne e caspa. Com esse "boom" hormonal, também há uma tendência maior a manchar a pele e o temível melasma (mancha
escura no rosto em resposta ao sol, ao calor e a fatores hormonais) pode surgir nesse período em algumas pacientes.
2) Quais são os cuidados necessários, o que a mulher deve fazer para amenizar o efeito das manchas e estrias?
 
Para evitar manchas (e o melasma), o ideal é o uso de um bom protetor solar e, de preferência, com ingredientes físicos.Quando as manchas já estão estabelecidas existem alguns tratamentos de consultório e cremes clareadores com uso liberado nesse período.

   Em relação às estrias, a recomendação é o uso de cremes e massagens específicas. Se ainda assim elas surgirem, logo após o parto procure um dermatologista para iniciar o tratamento com peelings e laser.

3) E a alimentação como deve ser?

A mais saudável e balanceada possível com frutas, verduras, carboidratos e proteínas. É claro que sem exageros, pois o aumento excessivo de peso pode ser prejudicial à gravidez.

domingo, 1 de maio de 2011

Sorteio de sabonete líquido: ecosensiv da Myralis

Se sua pele tem tendência oleosa e é sensível pode entrar no sorteio que será realizado em uma semana. Para participar basta residir no Brasil, postar o nome e o email de contato neste post.

O sabonete ecosensiv tem ph neutro, o que é bem atrante, somado a tendência européia de não ter conservantes na fórmula como o parabeno. A linha natural também conta com um talco cremoso para bebês.
Eis os principais ativos da fórmula:
Além desses ativos, tem um pouco de óleo de melaleuca, que adoro indicar para certos casos.

Confesso que foi em um passado recente que tomei conhecimento dessa empresa: a Myralis

Ficha técnica da Myralis:

A Myralis Pharma foi criada por profissionais que atuam no ramo farmacêutico há mais de 30 anos. A empresa atua no país com uma linha de produtos farmacêuticos diversificada, comercializando medicamentos para as áreas de: Ginecologia, Pediatria, Clínico Geral e Dermatologia.