sexta-feira, 29 de abril de 2011

O vestido de casamento da Kate Midlleton é do Alexander McQueen

Muito se expeculou a respeito do autor ou autora DO vestido de casamento a ser copiado nos próximos anos. O mistério acabou e a diretora criativa do Alexander McQueen (lembrar que o próprio se matou em um passado recente), Sarah Burton, que chegou até a negar qualquer envolvimento, é a designer por trás do vestido. O vestido, ao meu ver, é tradicionalíssimo, inclusive com o véu no rosto (amo e fiz questão de casar assim também) o que sinceramente me encantou.

Vamos à ficha técnica da cabeça aos pés:


A tiara é Cartier e faz parte da coleção real. O nome dela é Halo. O véu é liso, o que é obrigatório quando o vestido é rendado. Brincos bem discretos. Do contrário, seria muita informação:


 O bouquet é composto por flores brancas, bem clássico, só fiquei achando um pouco pequeno:
 Sarah Burton, a autora da obra:
 Uma visão geral do vestido: renda francesa aplicada no tecido cor marfim, com uma saia que imita a abertura de uma flor, mas sem aquele efeito muito armado. Os sapatos também são Alexander Mc Queen:



 O vestido é uma visão repaginada do da eterna princesa Grace Kelly:


terça-feira, 26 de abril de 2011

Cicatrizes de acne: um desafio.

 
 
O assunto de hoje é desafiador. Se eu pudesse resumir em uma frase qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne eu responderia: não as tenha. Mas se você é como eu e não escapou desse destino fatídico, leia essa lista de facts a respeito do problema:

  • Existe uma classificação de cicatrizes de acne e para cada tipo de cicatriz o tratamento indicado pode ser diferente. Portanto, a indicação dermatológica especializada (não falo dos pseudodermatologistas de plantão que proliferam, ok?) é fundamental.
  • Ao tratar as cicatrizes, os dermatologistas se deparam com um problema bem comum: existem alguns pacientes que não percebem nenhuma melhora. A verdade é que o grau de melhora é evidenciado por pessoas ao redor do paciente, pois depende da distância da visão. Como nos olhamos no espelho e dificilmente a cicatriz desaparece (ela atenua) algumas pessoas ficam extremamente desapontadas com os tratamentos e até param com eles. O que pode ser UM ERRO GRAVÍSSIMO.
  • A paciência, portanto, é uma virtude para pacientes com esse problema. Até porque a resposta a qualquer tipo de tratamento é variável de acordo com o paciente e pode ser mais lenta ou mais rápida. Não desanime.
  • O objetivo do tratamento é superficializar as cicatrizes e isso não se dá do dia para noite, salvo raras exceções. Dentro da pele as técnicas visam SEMPRE estimular a produção de colágeno. Tem paciente que produz mais rápido e em maior quantidade colágeno que outro. Ninguém sabe definir bem o porquê e por isso, sou bem realista com meus pacientes.
  • Não dá para voltar no tempo e devolver a pele de bebê de outrora.
  • O laser fracionado é uma ferramenta muito boa para grande parte dos pacientes. Em geral, preconiza-se o mínimo de 3 sessões, mas tem pacientes que precisam de mais sessões. A melhora varia individualmente de 30 a 70-80%.
  • O tratamento de cicatriz de acne só pára quando o paciente disser: "com esse grau de melhora já estou satisfeito".
  • Não se pode falar mal de qualquer procedimento para cicatriz de acne sem antes saber se a indicação foi correta e se o prazo de melhora já expirou. Com o laser fracionado, por exemplo, tem o prazo de até um ano depois do último tratamento para melhorar. Se não melhorar nada pule de método ou tente mais 3 sessões.
  • A luz pulsada ou o pulsed dye laser podem ser usados também para determinados tipos de cicatrizes;
  • A dermoabrasão (raspagem mecânica da pele do rosto) para mim é a solução extrema, pois existem certos riscos inerentes à técnica. 
  • Outras técnicas: peelings médios também podem ser úteis, eu adoro eles. Já a subcisão só em casos selecionados com fibrose. 
  • O sculptra é outro artifício válido, mas muito paciente fica desencorajado pelo preço...
MEMORIZE ISSO: se você tem acne, ao menor sinal de cicatriz procure um dermatologista para avaliar o início do Roacutan (isotretinoína oral). Acne, mesmo em grau leve a moderado, causando cicatriz tem indicação de uso imediato da isotretinoína oral (roacutan). O recado está dado.
Quanto a mim...hoje minhas cicatrizes são quase imperceptíveis e já fiz algumas sessões de laser fracionado e luz pulsada associadas a peeling médios.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sobre assuntos

Gente, fiquei passada ao colocar essa ferramenta de posts mais acessados...minha resenha sobre o oscar foi o post mais acessado de todos os tempos ...será que eu que estou no caminho errado?

Hoje o post sobre Chanel já subiu à frente do de Botox...Estaria eu falando sobre algo que muita gente já está saturada de saber...


Estou chocada. Acho que vou acrescentar mais alguns posts de moda...Queria saber também o que vocês gostariam mais de ver por aqui...Meu post lá embaixo ficou pedindo ajuda e poucos me ouviram...

Quando comecei a blogar eu tinha o idealismo de informar mais o leigo, tentar descomplicar, simplificar...

Nutro antipatia por sensacionalismo médico. Desse papo de que o último laser que é o melhor...Enfim, a mídia impressa e de outras origens sempre tenta enfeitiçar seus leitores com doces cantigas. Vocês já observaram que as chamadas das revistas não mudam? Adoro o "barriga chapada em um mês" (Modo ironia ON). Isso me cansa profundamente. 

Não sei até onde meu blog vai chegar. Se um belo dia eu acordar de mau humor e resolver por um ponto final e tal. Ou se a falta de tempo resolver me tomar de vez de vocês. E aqui viraria um cemitério de palavras como já vi acontecer com inúmeros blogs. Que deixaram muitos órfãos.

P.S. Aguardem que o sorteio de aniversário do blog vai acontecer antes do mês acabar...


Ilustrando o post, um vestido que tenho da Lotusgrace, amo ele de paixão e agora descobri que tem a versão menininha dele...Se a Lara fosse um pouquinho maior... Bjos e boa semana!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

AVÈNE revoluciona mercado cosmético com lançamento de dispositivo.

Para aqueles que ainda não sabem, além de dermatologista, tenho uma especialização em Cosmetologia. 
Um grande problema de todo e qualquer cosmético é o contato com o oxigênio. Vocês já imaginaram se seria possível isolar uma fórmula totalmente do contato com o ar e além disso com a possibilidade de não se usar conservantes?
A resposta é que esse dispositivo já existe desde 2009 e a Avène até já ganhou prêmio por ter desenvolvido ele. O nome é D.E.F.I. (em francês: Dispositif Exclusif Formule Intacte=dispositivo exclusivo para fórmula intacta) e foi lançado com a linha para peles intolerantes ao extremo. O máximo não?
Uma fórmula estéril, livre de conservantes...um sonho.


Vamos a um esquema prático de 3 tipos de embalagens da empresa:

a) Multidose airless (sem contato com ar): dosador comum.  

-o creme não oxida, mas há possibilidade de retrocontaminação. A fórmula precisa de conservantes.





 2)Monodose:  oxida facilmente, mas foi desenvolvido para fórmulas sem conservantes desde que não ultrapasse 3 dias de uso.
    Mesmo produto em tubo monodose: desenvolvido para durar apenas 3 dias


c) DEFI: o creme não oxida e a chance de retrocontaminação é nula. Não precisa do uso de conservantes.
Ficha técnica do creme Tolérance extrême: Thermal Spring Water, Glycerin, Mineral Oil, Squalane, Carthamus Tinctoruis (Safflower) Seed Oil (Carthamus Tinctorius Oil), Cyclomethicone, Glyceryl Stearate, Sodium Carbomer, Titanium Dioxide.

ABC da Luz intensa pulsada (LIP)

Popularmente conhecida como LIP, a Luz Intensa Pulsada é um ótimo aliado no tratamento da pele. Primeiramente, LIP não é laser, já que o conceito físico é bem diferente, porém no dia a dia os dermatologistas e pacientes colocam tudo no mesmo grupo, o de lasers.
               Foto 1: exemplo clássico de indicação de LIP: as melanoses solares!!!
                  Foto 2: outro alvo da LIP: os vasinhos do rosto.   
 
Vamos então a um rápido quizz a respeito desse procedimento:


1)       O que é? Como a luz pulsada funciona?
Através das diferentes ponteiras do aparelho de luz pulsada, os feixes de luz são absorvidos pelos pigmentos das manchas solares e do sangue nos vasos visíveis, sendo convertidos em calor. O calor dissolve as células que contém pigmento e encolhe os vasos. O que se vê após alguns dias é o clareamento global da pele, com melhora da textura.

2)       Como a luz pulsada se diferencia do laser?
Os dois sistemas são bem similares, porém a luz pulsada utiliza uma janela bem maior de tratamento que os lasers. Ela espalha a luz através de uma grande área de pele, permitindo uma absorção e um tratamento mais rápido como resultado.

3)       Quais áreas do corpo posso tratar?
Ela pode ser aplicada em qualquer área do corpo: rosto, pescoço, colo, dorso de mãos, pernas, braços, costas e não só melhora a textura da pele, como também as manchinhas, os vasinhos além de promover um estímulo de colágeno e conseqüente rejuvenescimento global.

4)       O que devo esperar após o tratamento?

A sessão é rápida e com mínimo desconforto e você poderá evoluir de acordo com a lesão tratada da seguinte forma:
-Manchas solares e danos solares: as manchas escurecerão após o tratamento e após uma semana começarão a clarear naturalmente;
-Rosácea: após uma semana do tratamento a pele clareará diminuindo o tom rosado típico da doença;
- Veias aranhas: podem desaparecer após o tratamento ou ficarem mais escuros, sumindo total ou parcialmente entre 10 a 14 dias.
É indicado também para: olheiras, cicatrizes que contenham vasos (incluindo acne) e estrias vermelhas.

5)       Preciso de quantas sessões?

Devem ser aplicadas 3 a 5 sessões, podendo necessitar manutenção semestral ou anual. Se associado a outras técnicas como o laser fracionados poderemos optar por um número menor de sessões. É importante destacar que cada caso é um caso que deve ser avaliado individualmente.

6)  Qual a vantagem desse método?
O clareamento de certas manchas que não são removidas com o uso de peelings, o estímulo de colágeno, a eliminação do aspecto avermelhado de alguns tipos de pele (inclusive após o uso crônico de ácido retinóico), sendo superior a muitas técnicas, com um tempo de recuperação mínimo.

domingo, 17 de abril de 2011

Mudança


A ausência aqui do blog deve-se ao momento de mudança que estou passando. A festa de Lara também tem me tomado algumas horas por dia e a clínica graças a Deus tem me tomado cada vez mais tempo...

P.S. Ilustrando o post a Dorothy de O mágico de Oz...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Cabelos: descomplicando o Innéov.


O innéov massa capilar para cabelos é um produto super badalado. Não falo do Innéov nutri-care que é vendido no Brasil. Até porque são duas fórmulas bem diferentes. O que muitos ainda não sabem é que foi lançado um produto cuja fórmula é innéov inspired ao quadrado. E pasmem: é da Kérastase!!Ou seja, da mesma empresa, a L´oréal.

O interessante é que o Innéov nutricare é uma versão do massa capilar. Ao que parece houve um veto da ANVISA a certos ingredientes e daí adaptaram a fórmula para o nosso país. 

Posteriormente, a empresa resolveu aproveitar os 2 produtos em um só e lançaram o Kérastase Densi-Recharge que uniu o Nutri-care ao Massa capilar.

A questão que não quer calar é: conseguirá o Kérastase vender esse suplemento aqui no país e escapar do veto da ANVISA? E o preço como ficará?

Vamos aos ingredientes:


Comprimido: Bulking agent (calcium phosphates, cellulose, crosslinked sodium carboxy methyl cellulose, magnesium salts of fatty acids); green tea extract (Camellia sinesis (L.) Kuntze extract); grape seed extract (Vitis vinifera (L.) var. tinctoria extract); taurine; zinc glutonate; glazing agent (hydroxypropyl cellulose, hydroxypropyl methyl cellulose, talc, sodium carboxy methl cellulose, maltodextrin, dextrose monohydrate, potassium silicoaluminate); anti-caking agent (silicon dioxide); colours (E102, E171, E133, E132); emulsifier (soya lecithin)= INNÉOV MASSA CAPILAR

Cápsula: Fish oil; blackcurrant seed oil; fish gelatin; glazing agents (glycerol, potassium aluminium silicate); thickener (glycerol monostearate); vitamin C; water; emulsifier (soya lecithin); lycopene oleoresin from tomatoes (Lycopersicon esculentum); vitamin E; colours (E171, E129, E133). E102 and E129 may have an adverse effect on activity and attention in children = INNÉOV NUTRI-CARE



Modo de usar: 1 comprimido e uma cápsula ao dia junto com alimento.


Atenção 1: esse produto não está indicado para todos os tipos de queda e problemas de cabelo. Consulte o dermatologista antes de torrar o seu dinheiro e depois ainda ficar insatisfeito (a).


Atenção 2: a L´Oréal adora fazer isso. Mesma fórmula ou quase igual para vários tipos de consumidoras. Quem entende de cosmético sabe.


Atenção 3: Pelo amor de Deus,  L´oréal, ressuscita logo a máscara capilar da Biotherm ou então lança com outro nome e me avisa, ok? Sei que eu e milhares de mulheres, como algumas pacientes minhas irão agradecer...


Para finalizar e chocar ainda mais temos ainda a versão Innéov do suplemento da Kérastase:
Innéov Massa Capilar Cabelos Tingidos cujos ingredientes são:

Comprimido verde: Agentes de volume: (fosfato de cálcio, celulose, carboxilmetilcelulose sódica reticulada, sais de magnésio de ácidos gordos), extrato de chá verde (camellia sinensis), extrato de grainha de uva, taurina...= Massa capilar

Cápsula violeta: óleo de peixe, óleo de semente de groselha (ribes nigrum), gelatina de peixe, agentes de revestimento (glicerol)...= Nutri-carE


RESUMINDO, TEMOS: 




ou

Dica: the land of Nod




É... eu sei que o site é estrangeiro e tal mas não posso deixar de comentar. O nome é The land of Nod (nome de origem bíblica) e ele vende o que eu chamo de facilitadores de vida. Apesar de ser voltado para as crianças, existem caixas, maletas, porta-tudo para organizar nossas vidas. Vejam que as fotos falam por si próprias. 

Ah e esse post é dedicado a Guga e a Carmen.

Ob.: Uma outra notícia boa para os cinéfilos de plantão em São Luís: o Cine Praia Grande deve reabrir em breve com um festival de Cinema que será realizado em julho. O projeto está sendo desenvolvido pelo Fred, proprietário da minha locadora predileta, a Backbeat. Boa sorte!

domingo, 3 de abril de 2011

Mais um aniversário se aproxima..

O blog vai iniciar o seu terceiro ano de existência neste mês e gostaria de saber de vocês leitores o que querem ver mais por aqui. 
Deixem comentários, certo?