domingo, 30 de janeiro de 2011

Meeting Anual da Academia Americana de Dermatologia


Portas em automático...

Contagem regressiva para descobrir o que há de novo para o ano de 2011...

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pele madura e oleosa: o que fazer?

Cameron Diaz: um exemplo de pele oleosa e madura

Sou dermatologista, mas confesso: tenho um tipo de pele super comum no Brasil. E creio que inúmeras brasileiras sofram também com ela: pele oleosa e madura.

A boa notícia é que enquanto as peles secas padecem com as rugas nós temos a vantagem de envelhecermos mais lentamente e podemos usar esse aspecto a nosso favor. É claro que não adianta viver exposto ao sol por achar que a pele oleosa te protejerá das rugas.

Por outro lado, nossa pele tem uma maior tendência a se desidratar e temos que conviver com a indesejável o-l-e-o-s-i-d-a-d-e.

Se você se enquadra nesse tipo de pele eis alguns conselhos básicos:

1) Adote um sabonete suave. A não ser que você ainda tenha acne ocasional, o ideal é um sabonete líquido que desengordure, mas não desidrate;

2) Um anti-aging noturno é básico, em especial algum retinóide (derivados da vitamina A);

3)Encontre um protetor solar para chamar de seu. Já falei que protetor é como perfume, muito pessoal. Há quem ame há quem odei. Tenho alguns favoritos. Porém, às vezes, temos que fazer um test drive básico antes de eleger o nosso preferido. Só um conselho: fujam dos protetores com géis alcóolicos. O efeito rebote pode ser dramático;

4)Ter sempre um hidratante para pele oleosa SOS. Sim, apesar de produzirmos muito sebo, este não promove hidratação adequada da pele. A aspereza percebida é justamente decorrente da desidratação, ainda que a pele pareça melada. Paradoxal, mas real;

5) Existe uma tendência atual de usar doses menores de isotretinoína oral (o famoso Roacutan) para esse grupo de mulheres de maneira a controlar a oleosidade e ter propriedades anti-aging;

6) Evite usar ácido glicólico de primeira, existem pessoas com pele oleosa que reagem com surgimento de acne;

7) Existem lenços matificantes (Shiseido é o meu preferido), géis e loções para controle da oleosidade. Eles podem ser úteis na abordagem terapêutica;

8) Cremes antiagings de grife podem causar um estrago considerável nesse tipo de pele com o surgimento de espinhas, portanto muito cuidado com matérias de revistas que prometem mundos e fundos. Nada que um bom dermatologista não possa orientar;

9) Se sua pele além de oleosa e madura apresenta acne, é interessante passar por uma investigação hormonal, pode ser que você seja portadora da síndorme do ovário policístico;

Portanto, a pele oleosa para mim é a mais rebelde e surpreendente de todas e devemos ir com calma na hora de prescrever algum produto para a mesma, de modo a evitarmos surpresas desagradáveis.

Um grande abraço a todos e espero mais sugestões para futuros posts.

Daniella

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que não mata fortalece.


Essa é uma frase que meu marido sempre me fala e particularmente ganhou um significado maior nos últimos tempos. É com as dificuldades da vida que amadurecemos e nos fortalecemos, não é mesmo?

Essa frase também pode ter um significado todo especial nesse post que escrevi: uma atitude exemplar em frente à adversidade. A personagem, nesse caso, é a miss Delaware Kayla Martell e a doença se chama alopecia areata universal, um grande desafio dentro da dermatologia.

Pode ser que alguns dos leitores conheçam alguém com esse problema, mas a grande maioria nem desconfia que ele exista. Trata-se de uma doença imunológica que destrói os folículos pilosos do corpo. Não é fatal, porém os reflexos sociais são inquestionáveis para seus portadores.

O que chama atenção no caso que ilustra o post é a coragem de assumir o problema e de expô-lo de maneira natural sem constrangimento. Pelo contrário, ela abraçou a causa de tal forma que aparece em entrevistas sem usar peruca e levantou a bandeira da informação, inspirando muita gente a aceitar a doença e tentar conviver com a mesma, da melhor forma possível.

Vejam um pequeno trecho escrito pela miss:

"To me, beauty is a part of your soul...You can be 'beautiful' on the outside and 'ugly' on the inside...But confidence and compassion are the real makeup of a beautiful person."

Tradução:

Para mim, a beleza é uma parte da alma...Você pode ser belo por fora e feio por dentro...Mas confiança e compaixão são as reais maquiagens de uma pessoa bonita.

Bem, ela não ganhou o Miss América, porém ganhou a admiração de muitos e é importante que sua história seja divulgada.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Feliz 2011!

Gente, andei meio sumida do blog, mas é que estou reorganizando a vida. Arrumando a casa, jogando fora o que não presta e construindo muita coisa nova.

Foi o primeiro natal de Larinha que está enooorrrmmmeee (acho que ela vai ser mais alta que eu) e foi muito bom estar reunida com meus pais já que em muitos natais no passado eu estive bem distante deles.

Espero neste ano trazer mais novidades a vocês, leitores e leitoras. Queria também que vocês colaborassem com sugestões de posts sobre o que vocês gostariam de ler por aqui.

Em fevereiro, por exemplo, vocês terão em primeira mão todas as novidades do meeting anual da Academia Americana de Dermatologia.

Um 2011 muito feliz para todos nós!