quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Síndrome dos ovários policísticos (SOP): você tem?


Esse problema é extremamente comum entre nós, mulheres. O grande porém é que muitas das vezes ele não é diagnosticado. Ou só é quando causa alguma repercussão mais importante é detectada. Veja se você se enquadra em alguns dos seguintes itens:

-Ciclos menstruais irregulares;
-Acne após os 30 anos (tardia) ou persistente;
-Hirsutismo, ou seja excesso de pelos no corpo ou no mínimo pelos onde não deveriam existir;
-Infertilidade;
-Queda de cabelos ou rarefação dos mesmos;

Em caso afirmativo, você deve passar por uma investigação laboratorial e de imagem para o problema. O especialista mais adequado para isso é o endocrinologista. Entretanto, o dermatologista é um dos especialistas que pode identificar facilmente os pacientes de risco para o problema, assim como o ginecologista. Portanto, fique atento e informe-se. Muita gente tem SOP e nem desconfia disso.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Um natal, um bonsai e um ano novo que se aproxima

Queridos leitores e amigos,

Como já devem ter percebido está ocorrendo uma certa lentidão nas postagens. Isso se deve a alguns contratempos, como um resfriado complicado que está demorando para ir embora.

Daí vocês podem deduzir como foi o meu natal, pois não conseguia nem ficar em pé. De novidade bem legal ganhei um bonsai. Só não sei até quanto tempo ele vai durar. Baixei algumas informações da net, mas não sei se isso será suficiente para fazê-lo sobreviver. Aceito sugestões.

Ainda assim tenho grandes expectativas para esse próximo ano. Quando somos crianças essa época tem um sabor bem diferente do que vem adquirir com o passar dos anos, em que se torna um momento de nostalgia, de um tempo que não volta mais, assim como lembramos de pessoas que não mais estão conosco. São sabores diferentes, que vão do doce ao agridoce. Mas assim é a vida, não é mesmo?

Continuo acreditando que nada ocorre por acaso e que os encontros e desencontros dessa vida acontecem porque tem um motivo maior para acontecer. Dessa forma, desejo a todos um fim de ano de muita reflexão e transformação e que 2010 seja um ano repleto de boas novas!

Um abraço a cada um de vocês!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Essie no Brasil!!!

Negrito
Isso mesmo que vocês ouviram. Os esmaltes Essie estão disponíveis agora no Brasil. Claro que os preços não são tão agradáveis, mas as maníacas por esmalte já podem adquirir, por exemplo, o mademoiselle, cor básica adorada por celebridades, como a atriz Charlize Theron.
O legal é que essa marca é mais uma opção para as alérgicas, pois é livre de formaldeído e tolueno.
Em tempo (atualizado): a Drogaria Iguatemi esté vendendo, aassim como alguns salões de beleza de São Paulo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Protex: por quê?


Esse post é um repúdio ao uso indiscriminado de Protex, em especial pelas crianças.

A idéia de utlizar esse sabonete de maneira preventiva quando não existe nenhuma condição clínica que o justifique é um verdadeiro risco à saúde.

Esse produto contém um antibacteriano (triclosan) cujo uso prolongado induz uma bagunça na nossa "fauna" microbiana e pode causar danos: desde um simples ressecamento até irritação e criação de bactérias resistentes.

Para mim uma aplicação útil do Protex seria nos consultórios da área de saúde só para lavagem de mãos. Outra indicação seria no uso coadjuvante no tratamento de infecções de pele por um período determinado de tempo. O problema é que atualmente as pessoas o utilizam para tudo e pior: de maneira contínua.

Vou transcrever um trecho de uma pesquisa alarmante (e ela já é antiga):

Os pesquisadores da Tufts University Medical School em Boston, em um artigo da revista Nature (Aug 6 1998). demonstraram que o triclosan, um dos principais ativos usados em sabonetes bactericidas (vide estrutura), contribui para o crescimento do colônias resistentes. Seus resultados mostram que triclosan tem um sítio de ação definido e que bactérias mutantes podem aparecer. triclosan
Isto auxilia no surgimento de bactérias imunes aos antibióticos terapêuticos. "People think they are sterilizing the world by using these products and, in fact, they are potentially changing it,” disse Dr. Stuart Levy, um dos autores. “They really are over-the-counter antibiotics.”
Existem evidências fortes de que a população mundial vem usando esse tipo de produto desnecessariamente. Os órgãos de saúde já vêm alertando sobre o problema há muito tempo.


É por essa razão que tenho calafrios quando algum paciente chega para mim usando há tempos esse sabonete, especialmente o em barra, uma verdadeira cultura de bactérias.

Dessa forma, resolvi fazer esse post de maneira a servir de alerta a todos.

Pele de bebê: cuidados iniciais

A pele de todos nós está em constante mudança. E para cada idade na vida existem alguns cuidados específicos que devem ser levados em consideração.

A pele do recém-nascido é uma estrutura diferenciada como se fosse uma esponja, absorvendo muito tudo o que é colocado sobre ela e, por essa razão, devemos evitar ao máximo o exagero na aplicação de produtos nessa fase.

Nos primeiros 6 meses de vida, o ideal é evitar perfumes e hidratantes perfumados. Escolha uma linha infantil para ter, pelo menos, uma pomada ou creme de barreira a cada troca de fraldas. Sabonete em barra nem pensar também, prefira o líquido. Evite produtos com parabenos. É melhor pecar pelo excesso nesse aspecto.

O FDA não recomenda o uso de protetores solares, em crianças com menos de seis meses de idade, justamente devido a essa absorção exacerbada. Após completar os seis meses, a pele da criança apresenta a mesma estrutura que a de adultos, e o FDA permite o uso de protetores solares, porém só com INGREDIENTES FÍSICOS. Procure no rótulo essa informação. Ela é essencial. Os principais ingredientes liberados são o dióxido de titânio e o óxido de zinco.

Atenção para outro detalhe:

Abuse de bonés, chapéus e roupinhas. Existem hoje roupas com fator de proteção solar muito úteis também para os pequeninos.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Era uma vez uma pesquisa...


Muitos aqui leram aquela pesquisa que saiu nos jornais há uma semana atrás.

Até meu pai comentou o assunto comigo. Se eu estava sabendo que muitos filtros solares não funcionavam. Tentei evitar de falar sobre esse assunto por aqui, mas creio que seja inevitável. Isso me lembra uma outra pesquisa que sacudiu os Estados Unidos ainda nesse ano que passou. Tratava do mesmo problema: a eficácia real dos filtros solares.

Achei uma falta de bom senso total essa pesquisa. Mas ela me fez refletir muito e até tirei algumas conclusões disso. É claro que algumas perguntas surgem:
  • Por que o anthelios foi reprovado se o l'oreal expertise foi aprovado?Entretanto, observem aqui que a diferença entre os dois estava na resistência ao calor e à luz e na rotulagem???
(Para aqueles que não sabem os dois produtos são da mesma empresa e tem os mesmos filtros químicos na fórmula).
  • Daí me ocorreu outra pergunta: de onde pegaram os filtros? Dos stands com luzes quentes? Gente vou falar uma coisa: acho um absurdo ainda colocarem os produtos naquelas prateleiras. Aquele calor degrada qualquer produto. É uma questão de lógica.Se pegaram o ANTHELIOS de lá...Está explicado...:)
  • Observem que na pesquisa brasileira o ponto nevrálgico é a proteção UVA e isso eu já sabia. A proteção UVA é mais levada em consideração na Europa. O Brasil e os EUA estão aquém nesse quesito. Acho até que o controle de qualidade para a Europa é de um jeito e para esse lado do globo é outra. Só que as pessoas acham que estão protegidas porque vão a praia, usam os seus filtros e não se queimam. Gente, quem causa queimadura solar é o UVB que foi muito bem avaliado na maioria dos filtros (no rótulo corresponde ao FPS)!!Você não consegue perceber a olho nu o estrago que faz o UVA;
  • O que é composição ruim?Rotulagem e outras pérolas não explicadas do gráfico?
A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) já emitiu comunicado negando qualquer envolvimento com essa pesquisa. Ao meu ver parece realmente mais uma notícia sensacionalista (com algum fundo de verdade). Afinal, nessa listinha existem produtos cujos filtros químicos são extremamente instáveis e/ou alergênicos e, portanto, que eu não prescreveria.

A título de informação, os filtros reprovados nos Estados Unidos envolvem o Coppertone, o Banana Boat e a Neutrogena. Aqui o Coppertone e o Banana Boat também foram reprovados. Porém não testaram os filtros da Neutrogena. Lá como aqui, a avaliação foi catastrófica em relação ao UVA. Para mim, isso não foi nenhuma novidade e é um ponto que sempre me deixou insatisfeita quanto a maioria dos filtros solares. Nos Estados Unidos, ainda avaliaram o potencial cancerígeno de alguns filtros químicos. Existe essa discussão no meio farmacológico, mas ainda não há consenso. Imaginem se algum dia eles confirmam essa suspeita. O mundo cairá!!!



domingo, 6 de dezembro de 2009

Unha bonita


Há alguns dias, recebi o convite da Luciana Bonduki, uma das autoras do blog Unha Bonita, para colaborar em uma série de posts a respeito de infecções cruzadas e onicomicoses. Confesso que fiquei muito feliz em participar, pois acho que todos devem ter acesso a certas informações técnicas. A primeira parte foi publicada ontem. Espero que vocês gostem.:)

Clique aqui e leia a primeira parte da entrevista.

Um grande abraço para Luciana, sempre muito gentil e educada, e para toda a equipe do Unha Bonita. Bom domingo!