segunda-feira, 29 de junho de 2009

Xampus cansam?


É verdade que o cabelo se acostuma com os xampus?

A percepção pode dizer que sim pois quando alternamos marcas diferentes há uma nítida percepção de melhora da maleabilidade do cabelo que fica com mais brilho inclusive. Mas o que estaria por trás disso?

É certo que em se tratando de xampu, nós mulheres, podemos ser bem volúveis.Quando usamos um xampu/condicionador X por um tempo considerável há um acúmulo de agentes no fio do cabelo, deixando-o opaco e com aspecto desagradável e sujo. Ao trocarmos de marca, o xampu/condicionador Y consegue tirar os resíduos que lhe são estranhos, promovendo uma espécie de limpeza, o que se reflete em um cabelo mais sedoso e com brilho. A alternância de xampus é uma constante para nós mulheres, mas é comum amontoarmos alguns vidrinhos e para poupar dinheiro (e espaço!) o grande segredo é o uso de xampus anti-resíduos pelo menos 2 vezes ao mês. Podendo essa freqüência ser aumentada ou reduzida de acordo com a necessidade individual.Dessa forma, você poderá render o efeito inicial do seu xampu até resolver experimentar um outro.
O único inconveniente para o xampu anti-resíduos são os cabelos tinturados ou tonalizados. Ele abrevia a duração da cor. Ah e em seguida do xampu é de praxe finalizar com um condicionador nas pontas. Nada nas raízes.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vitiligo e famosos

Michael Jackson foi uma notória figura pública. Pelo seu talento e suas excentricidades, tanto que seu estado de saúde volta e meia era objeto da atenção da mídia em geral.
Antes de mais nada quero deixar registrado que também sou fã de Michael, afinal, o talento dele era indiscutível. Mas o que ele tem a ver com o blog?
O problema é que ele foi acusado inúmeras vezes de tentar clarear a pele, sendo ignorado que, na verdade, o mesmo sofria de vitiligo que avançou rapidamente deixando como opção mais óbvia a despigmentação do pouco que restou da cor dele. Aqui houve uma grande injustiça por parte da imprensa, pois quem tem formação dermatológica sabe que existem casos bem similares ao de Michael em que mais de 85% do corpo é afetado e cujo tratamento para repigmentação não é satisfatório. Ele realmente tinha vitiligo fato este confirmado em uma entrevista com Oprah Winfrey na década de 90. Outro ponto é que pelo conhecimento público da sua condição, muitos pacientes quando se deparam com esse diagnóstico lembram de Michael e ficam apavorados. É bom deixar claro que o caso dele não é o que ocorre mais comumente com o portador de vitiligo.
Outro exemplo entre os famosos é a Luiza Brunet que assumiu também ter a doença. É verdade que a forma dela é bem menos agressiva e mais restrita que a de Michael. Tanto que poucos sabem do problema. Esses exemplos são válidos para retratar melhor o vitiligo. Para que essa doença seja melhor compreendida e discutida por todos. Afinal os pacientes devem ter a consciência de que a pessoa pode conviver com a doença de maneira digna e sem neuras.
  • Mas o que é vitiligo?
Vitiligo é uma doença não contagiosa relativamente comum caracterizada pela despigmentação da pele (a melanina - pigmento que dá cor a pele -não é produzida), com aparecimento de manchas brancas na pele. Há uma combinação de fatores como autoimunes, genéticos e ambientais na sua gênese. A questão emocional também seria um gatilho para desencadear a doença.
  • Existe tratamento?E cura?
O tratamento baseia-se em antiinflamatórios e produtos que estimulam a repigmentação. Outros recursos são tratamentos com luz (UVA e UVB) e o excimer laser mais recentemente. A cura é algo questionável por muitos. O que pode ocorrer mesmo é remissão total do quadro em alguns casos. A questão emocional é outro ponto que deve ser levado em consideração no tratamento. O uso de bases para disfarçar o vitiligo é outro recurso válido.

  • A notícia veiculada recentemente de que Michael estaria com câncer de pele tem algo a ver com o vitiligo?
Essa notícia foi desmentida por sua acessoria recentemente. Mas a pele com vitiligo é mais desprotegida em relação ao sol, mais fina e sensível com um maior risco de desenvolvimento de câncer de pele a longo prazo. Daí por que ele inúmeras vezes foi flagrado pela imprensa saindo com aquela proteção toda. Faz um total sentido.

A informação é fundamental para derrubar preconceitos. Por isso informe-se. Vá no seu dermatologista. Particularmente, gosto de recomendar para meus pacientes alguns sites:
http://www.avrf.org/
http://nvfi.org/index.php

Nutricionista on-line?


Fiquei surpresa com o número de sites com orientações dietéticas na net para emagrecer.
Destaco 3 sites bem curiosos. É nítido que a França é o reino das mulheres magras e que a maioria desses sites são de nutricionistas franceses.
Confesso que não sabia que tinham chegado a esse ponto...
www.lediet.fr
www.lebootcamp.com/weightloss
www.thedukandiet.org/
Mas confesso também que nada no mundo me faz largar da minha nutricionista:)
Mundo bizarro esse e pensar que na minha infância não existia internet!!!
O problema é que o ícone de beleza hoje é a modelo magra, biotipo que nem todo mundo tem genética suficiente para obter. E isso gera muita ansiedade e algumas pessoas rumam a algo próximo da obsessão e se sentem muito infelizes. Aliás, existem 3 tipos de biotipos geneticamente determinados: aqueles que emagrecem sem muito esforço, os que lutam para engordar e aqueles que passam a vida em guerra com a balança. Isso é característica individual. Achei um verdadeiro absurdo uma adolescente, com quem conversei outro dia, usando remédio para emagrecer e que, além de não fazer atividade física, sua alimentação era algo perto do junk food mesmo. Tudo errado. É mais que comprovado que há um rebote dessas fórmulas e remédios milagrosos e após um ano de cessar seu uso, o indivíduo ganha um peso igual ou até maior do que tinha antes. O segredo é modificar hábitos, este sim que é o grande desafio para todos nós que vivemos correndo, seja para comer, trabalhar ou estudar. Pois para emagrecer é necessário foco e tempo. O remédio é só um estímulo. Nada mais. Um acessório com data certa para ser desprezado.
Enfim, o importante é ter hábitos de vida saudáveis, ser feliz e se amar muito que o resto é conseqüência.
Bjos!

Tricoscopia


O exame do couro cabeludo com um dermatoscópio pode ser muito útil no diagnóstico e controle de tratamento quando o assunto é perda capilar. Isso foi bastante reforçado no simpósio. O exame se chama tricoscopia. (trico=pêlo)
  • O que é tricoscopia?
Consiste em exame feito no consultório dermatológico com o uso de uma espécie de lupa de aumento com luz que deve avaliar o cabelo quanto à espessura, densidade e aspectos gerais. Hoje existem alguns sinais divisores de águas entre as diferentes causas de queda de cabelo que podem ser vistas através desse exame rápido e indolor.
  • Quem deve fazer esse exame?
Todo paciente com queda de cabelo.
  • Qual a importância desse exame?
Ele pode ser usado tanto no diagnóstico, quanto na indicação adequada do tratamento e na avaliação da resposta ao tratamento.

terça-feira, 23 de junho de 2009

HAIR DX: QUEM TEM CHANCES DE SER CALVO(A)?


Creio que a maior novidade do congresso foi um teste genético para um determinado tipo de calvície: o Hair DX. Existe a modalidade do teste para homens e para mulheres.
  • Quem são os candidatos ao teste?
Homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos com perda de cabelo ou com parentes que sofrem de calvície.O tipo de calvície aqui mencionado refere-se a alopécia androgenética que é caracterizada pela miniaturização do pêlo (o cabelo vai afinando até desaparecer) e envolve questões de ordem genética e hormonal.
  • Por que fazer o teste?
O teste permite identificar quem realmente tem uma probabilidade maior de desenvolver calvície mais rapidamente de forma a introduzir o tratamento antes da doença se instalar, obtendo assim um melhor resultado.

Dessa forma, realmente os testes genéticos para prognóstico de certas doenças vieram para ficar e com certeza serão nos próximos anos poderosas ferramentas para o estabelecimento do plano de tratamento, individualizando as reais necessidades de cada um.

domingo, 21 de junho de 2009

Simpósio de unhas e cabelos

Dentro dos próximos dias pretendo postar sobre as novidades do simpósio.
Assim que eu tomar um fôlego. Beijos para todos.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Um desabafo...

Esse post é um espaço bem diferente dos demais. Nada muito fácil para mim ao escrevê-lo e nem tão fácil para quem irá lê-lo. Não tem nada a ver com o espírito do blog. É apenas um desabafo. Um desabafo de filha, de nora, de esposa, de mãe, enfim de um ser humano como outro qualquer.
É certo que esse blog brotou como forma de terapia em um momento de perda pessoal. Era meu filho. Um filho que nunca cheguei a conhecer. A verdade é que após esse fato muito aconteceu e esse cantinho aqui tornou-se um refúgio pra mim. Ainda não pensei em abandoná-lo, pois me conecto com o meu mundo dermatológico e tento esquecer o que está acontecendo à minha volta. Acredito muito em fazer brotar coisas boas de coisas não tão boas. Gosto de ler, de escrever, de estudar (sim, um médico nunca deve parar de estudar) e amo o que faço. Gosto também de tratar tanto da doença como de cuidar da beleza que já existe em cada um. E isso se reflete nos meus posts e no prazer que me dá ao escrevê-los.
Dessa forma, achei que estava me levantando do grande tombo. Afinal, depois da tempestade sempre vem a calmaria já dizia o meu pai. Era o que eu pensava...
Só que como se tudo isso não bastasse fui surpreendida por mais uma sucessão de más notícias. Primeiro minha mãe e agora meu sogro. Depois disso tudo estou esperando a tal calmaria, a única certeza que o meu pai tem agora. Só não sei quando essa tempestade vai passar, mas uma hora com certeza ela passará. É o curso natural da vida e dos fenômenos da natureza que passam e arrastam tudo consigo. Só tenho a agradecer nesse momento aos meus amigos conhecidos e desconhecidos. De perto e de longe. Eles estão comigo e eu estou com eles. Eles são as raízes nas quais me agarro firmemente para resistir à tempestade e sobreviver. Rumo à calmaria.

P.S.:No sábado pretendo ir no simpósio de Cabelos e Unhas aqui no Rio de Janeiro, onde uma das maiores especialistas do mundo em cabelo, Antonella Tosti, estará presente. Espero trazer alguma novidade bombástica para o blog... Bjos a todos!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Purederm no Brasil


A PUREDERM é uma empresa da Korea que já está há algum tempo no Brasil, mas só agora pude fazer o test drive de alguns dos seus produtos. Confesso que não foi surpresa para mim a origem da fábrica, pois existe um excelente produto prescrito por dermatologistas no exterior que é procedente da Korea (ATOPALM).

O objeto de análise do post são aqueles lencinhos e pads umedecidos para retirar maquiagem, só que o que mais me chamou a atenção nessa linha foi a proposta de não só limpar como tratar a pele. Existem os lencinhos para pele normal e pele oleosa. Destes o que escolhi para test drive foi o de pele oleosa com ácido salicílico, aloe vera e tea tree. Veredito?
Achei bem efetivo além de deixar a pele bem sequinha. Já os pads para remover maquiagem da área dos olhos não são tão bons para quem usa rímel a prova-d´água, mas em compensação deixam um toque aveludado na área. Pelo preço/benefício pode-se dizer que valem a pena. A empresa ainda tem uma linha de máscaras e aqueles adesivos para tirar cravos do nariz.
Onde comprar? Na Farmalife aqui do Rio achei uma parte da linha, mas convém procurar em outras farmácias de dermocosméticos.
P.S.: Mas o que realmente achei o máximo e ainda não encontrei em lugar algum por aqui foram os pads em forma de rodelas de pepino que ilustram o post. Isso mesmo!De pepino! Fiquei curiosa com os ingredientes...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Misturebas caseiras

A idéia desse post me traz lembranças de muitas situações da minha infância como pôr limão e leite no cabelo e ir pro sol para dourar o cabelo, pôr rodelinhas de pepino nos olhos para combater olheiras entre outras misturebas.
  • Mas o que há de verdade e mentira nas misturinhas caseiras para pele e cabelos?
  1. Os extratos vegetais são matérias primas de muitos produtos para pele e cabelos. É fato que nos produtos industrializados eles são extraídos e purificados, sendo exaustivamente testados para que haja mínimo risco de alergia e por isso são considerados mais SEGUROS em relação as receitas caseiras que não passam por nenhum controle de qualidade.
  2. Algumas plantas se não processadas (como a babosa) podem levar a uma bela queimadura ao serem aplicadas diretamente na pele.
  3. Para atravessar a barreira cutânea é necessário que haja um veículo que ajude na absorção adequada e penetração do ativo na pele. Portanto essas receitas agem mais superficialmente e tem menor eficácia;
  4. A pureza dos óleos vegetais extraídos pela indústria influenciam na eficácia da hidratação, coisa impossível de ser feita em casa;
  5. Receita é matemática e se a pessoa exagerar em um ingrediente o produto final pode gerar problemas;
  6. Muita gente reclama do cheiro e da textura dessas misturas;
  7. Conheço dermatologistas, cabeleireiros e esteticistas que adoram passar para seus clientes essas tais receitas. Ainda não conheci um farmacêutico que fizesse essas sugestões. Talvez aí eu desse um maior crédito a essas receitas;
  8. A vitamina C para ser absorvida pela pele não é algo tão fácil assim tanto que as melhores fórmulas são oriundas de patentes caríssimas. A vitamina C oral é diferente da tópica.
  9. O ácido acetilsalicílico contido em muitos antigripais e também conhecido como aspirina é outro elemento muito sugerido para tratar acne. O problema é que não existe como se equiparar a concentração dos comprimidos a do concentrado de uso tópico a não ser que você seja um farmacêutico. E alérgicos a aspirina nem passem perto disso. Dica para você que quer um produto para acne OTC (ou seja, que não esteja vinculado a prescrição médica): existe toda linha da CLEAN & CLEAR com concentrações de salicílico bem suaves para resolver problemas leves. Se ainda assim não resolver o mais aconselhável é ir a um dermatologista.
Dessa forma, pessoalmente não aconselho usar essas receitas por não existirem estudos que comprovem seus reais efeitos. Se houver algum problema o paciente estará totalmente respaldado para reclamar e o médico sem o mínimo de razão para contestar alguma coisa. Mas para aqueles que não conseguem resistir às misturinhas algumas advertências:
  • Evite receitas para a pele contendo frutas cítricas como o limão. E combinar sol com algum produto de origem vegetal nem pensar!Você corre o risco de manchas e queimaduras.
  • Algumas receitas de esfoliante caseiro podem ser úteis se o objetivo for só remover células mortas, mas evite fórmulas contendo sal pois altera o pH da pele;
  • Não tente clarear manchas e nem tratar acne com receitas caseiras;
  • As rodelas de pepino dão sensação de refrescância e por serem geladas agem no componente vascular das olheiras. Só que isso pode ser obtido da mesma forma com compressas de água gelada na região (aquelas máscaras contendo gel podem ser bem empregadas aqui) e sem gastar um pepino.
  • Evite receitas com um grande número de ingredientes, pode ser que haja algum tipo de incompatibilidade ente eles, causando um verdadeiro estrago. E nada de guardar receita e reaproveitar depois.
Obs.: Meus dois últimos posts foram baseados em sugestões feitas por duas leitoras. Dessa forma, deixo aqui meu registro de agradecimento às duas e sintam-se à vontade de sugerir pautas, ok?Ah e isso se estende a todos, inclusive os meus leitores de Portugal e do Japão.:) Um abraço a todos.

Dia dos namorados...


Friozinho bom esse aqui do Rio e estou eu aqui a falar de coloração capilar. Afinal, as cores acompanham as estações que inspiram as grandes marcas. E a L´oréal não é muito diferente e segue a tendência da "morenização" dessa estação. Mas loura que é loura até a alma não abre mão da sua cor e para isso a empresa tem sua opção "mais discreta". A coleção Thriller (Outono/Inverno 2009) é dividida em duas linhas, a Majirel (Femme Fatale) , com as colorações permanentes e a Richesse (as espiãs) , com os tonalizantes. Ambas contam com três tipos de base: clara, média e escura. Para personificar essas nuances foram criadas personagens que retratam figuras enigmáticas que poderiam ter saído das telas de um filme de suspense.
Falando em coloração e tonalizante, é importante ressaltar que o tonalizante é bem menos agressivo que a tinta. Outra dúvida constante é se tinta faz cair cabelo. Nesses casos o que pode ocorrer é a fragilização do fio que pode se tornar mais quebradiço (ele não cai com raiz, ele simplesmente quebra e cai), entretanto existem fios grossos e resistentes que suportam numa boa o processo. Agora as loiras vão querer me matar: o pior que você pode fazer para o seu cabelo são as luzes cujo processo é o mais fragilizante de todos, requerendo um cuidado maior com xampus, condicionadores e tratamentos de salão para evitar o ressecamento e a quebra dos fios.

terça-feira, 9 de junho de 2009

10 erros na hora de pintar o cabelo


Confiram os 10 erros que as mulheres cometem quando pintam o cabelo, segundo o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W (São Paulo):

1) Problemas emocionais - pintar o cabelo significa mudança. E para isso a pessoa tem que estar preparada para isso. E não simplesmente decidir e pronto.

2) Maria vai com as outras - mudar a cor dos cabelos apenas por causa do entusiasmo das amigas é um erro. Cuidado.

3) Do contra - passar a cor que o namorado ou o marido mais detesta. Se a pessoa pinta o cabelo com uma cor que o companheiro não gosta, corre o risco de ficar dias escutando que não ficou bom.

4) Falta de pesquisa - entrar no primeiro salão que vê pela frente sem fazer uma pesquisa, esse é um dos erros mais cometidos pelas mulheres. É preciso procurar um salão que tenha qualidade. 5) Sem dinheiro - para manter os cabelos bonitos e sempre tingidos é preciso ter dinheiro para passar tinta todo mês e ainda é preciso tempo para que não saia mal feito.

6) Referências erradas - às vezes a mulher olha a foto de determinada pessoa e quer o cabelo como o dela, mas não repara nas características. Conclusão: o resultado não fica bom.

7) Sem combinação - para escolher a cor é preciso fazer uma pesquisa. Se você escolhe determinada cor e usa roupas que não combinam, você se sentirá a mulher mais feia.

8) Cores fortes - utilizar cores fortes que se tornam irreversíveis. A cores preta e vermelha são complicadas para sair do cabelo.

9) Chique - nem sempre a cor fica boa na pessoa. O que é chique para uma pode não ser para outra. Tome cuidado para não ficar vulgar.

10) Sem opinião - não assumir se gostou ou não. Deixar que a opinião de outras pessoas faça com que ela se arrependa. Independente da cor que utilizou, se gostou ou não, a pessoa deve sempre admitir.


Para mim a pior de todas é essa última...Não conheço o Wanderley, mas tive a oportunidade de conhecer seu sobrinho (na filial do Studio W em Campinas) que é muito legal e me deu algumas dicas valiosas! Aliás eu sempre me perguntei porque será que tem tanto cabeleireiro por aqui com W? Walter, Wanderley e Werner? Mera coincidência?

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Granado: novos tempos


A Granado é patrimônio histórico do Rio de Janeiro, assim como os famosos biscoitos globo. A empresa fundada em 1870 foi reestruturada para atender aos consumidores mais antenados.
A reformulação foi pautada em manter um ar retrô com a tendência atual de fazer cosméticos com componentes mais naturais. Já havia ouvido falar da linha pink, em especial de um item: o esfoliante. Dessa forma, resolvi fazer o test drive do tão falado produto.
Cheirinho espetacular. Realmente esfolia e cumpre o que promete. Só achei que deveria ser mais hidratante (poderiam aumentar a concentração dos óleos vegetais). A solução é finalizar com um bom hidratante. Em todo caso valeu o investimento. Agora cá entre nós o anúncio nas revistas é ou não é uma graça?Bem anos 50...

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ceratose pilar: que bicho é esse?


A ceratose pilar é uma condição dermatológica benigna muito comum que atinge crianças e adultos. São aquelas bolinhas ásperas localizadas nos braços e às vezes nas pernas que a olho nu dão um aspecto "arrepiado"à pele. A denominação em inglês "chicken skin" deriva dessa aparência e pode ser confundida com acne. Tem como causa o acúmulo de queratina (proteína que reveste a pele) ao redor dos pêlos.
  • Quem é afetado?
As mulheres são as mais atingidas.
  • Quais as implicações de se ter ceratose pilar?
Esse "sinal" é um marcador de tendência alérgica. Muitas vezes a pessoa tem história pessoal ou familiar, mas isso não é obrigatório.
  • O que fazer então?
A dobradinha esfoliação e hidratação são os carros-chefes do tratamento. Outro detalhe é a proteção solar, muito importante também. Quando há algum tipo de irritação pode-se aplicar cremes anti-inflamatórios no local. Peelings podem ser feitos no local para acelerar a resposta. Para elaboração de um bom plano de tratamento é fundamental uma avaliação dermatológica do grau do problema (existem casos leves, moderados e graves).
  • Existe cura?

A ceratose pilar é uma condição CRÔNICA e pode melhorar com a idade. A baixa umidade no ar pode acentuar o problema. Recentemente, houve alguns relatos de sucesso com mudanças na dieta que deve ter produtos integrais e ser livre de açúcares.