sexta-feira, 29 de maio de 2009

A borracha das rugas?


O Tri-Aktiline causou um certo alvoroço no exterior quando foi lançado por uma subsidiária da Estée Lauder. Agora ele está chegando no Brasil através da Droga Raia e promete ser um campeão de vendas também aqui.
  • Afinal, quais são os ingredientes?
Gatuline, derivado de uma planta sul americana, com propriedades antioxidantes.
Kombuchka, derivado do chá preto, com propriedades antioxidantes.
Argireline, um peptídeo.
  • Qual a promessa desse creme?
Preencher instantâneamente rugas finas por um período de 4 horas com atenuamento das mesmas ao se usar a longo prazo.

Ao que parece é uma forma de disfarce, uma "massa corrida" para rugas. Muitos make up artists já estão usando o produto nas suas produções. A bula fala que ele deve ser aplicado duas vezes ao dia. Infelizmente, ainda não existem trabalhos que comprovem os seus efeitos a longo prazo.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

A pinça.


Estou com a semana meio atribulada pois estou finalizando obras no meu consultório. Mas cá vamos nós a um novo post.
Esse post é mais um lembrete do que saiu no dia de beauté da Vic Ceridono e que me deixou muito feliz. Já estão vendendo a pinça twizzerman aqui no Brasil - pelo menos em sampa (Zwilling e alguns salões) e Belo Horizonte (casa do cabeleireiro). A pinça é maravilhosa. Já ganhou prêmios (inclusive da Allure) e é um dos best-sellers da SEPHORA. Mas pra mim o verdadeiro diferencial é que ela dói bem menos que as pinças convencionais especialmente em casos como o meu: pêlos grossos e pele sensível.
Tenho um exemplar da convencional e outra com luz embutida.
A propósito, como adoro curiosidades o criador dessas pinças é um ser bem excêntrico e que tentou parar a guerra do Iraque como podem conferir na matéria do Washington Post link:http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2008/05/29/AR20080529
03603.html

domingo, 24 de maio de 2009

Era uma vez.. a L´ORÉAL!


A primeira fórmula segura de tintura de cabelo marcou o início dessa empresa que teve no químico francês Eugéne Schueller o seu fundador e mente criativa. O ano era 1907. A L´ORÉAL tem mais de 100 anos de existência! No Brasil ela chegou em 1939.O fato é que de lá para essa empresa vem adquirindo e incorporando inúmeras marcas. Dificilmente uma mulher passará nessa vida sem pelo menos em algum momento usar um produto L´ORÉAL, ainda que não saiba disso. Vamos as marcas que são dominadas pela empresa:
LÂMCOME

ÈLSEVE, GARNIER

HELENA RUBENSTEIN

THE BODY SHOP

BIOTHERM

CACHAREL e RALPH LAUREN perfumes

KERASTASE

REDKEN

MAYBELLINE

COLORAMA

VICHY

LA ROCHE POSAY

E A GIGANTE GALDERMA - laboratório farmacêutico com vasta linha dermocosmética.


Talvez tenham até mais marcas que aqui não estão relacionadas e que fogem do meu conhecimento. Portanto se alguém souber de mais alguma é só enviar o nome ou nomes.:)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Unhas frágeis...


Se suas unhas são opacas, sem vida, vivem quebrando, esfarelando e aquelas lasquinhas agarram na roupa ou em um tecido qualquer e tiram o seu sossego você provavelmente têm o que chamamos de unhas fragéis. Vamos então falar um pouquinho sobre essa condição que é muito freqüente e dar algumas dicas básicas de como cuidar das unhas.
  • O que causam as unhas frágeis?
Podemos enumerar como causas: as nutricionais (deficiência de vitaminas e oligoelementos, distúrbios alimentares, dietas), as doenças dermatológicas (psoríase, micoses, etc), doenças sistêmicas (como problemas na tireóide), as traumáticas (manicure, algumas profissões de risco como pintores), fatores ambientais (água quente e materiais químicos) e a idade avançada.
  • O que fazer para contornar a situação?

Uma vez estabelecida a causa ou causas o tratamento correspondente poderá ser introduzido. Outras dicas seriam usar esmalte só em ocasiões especiais e não usar acetona de maneira alguma para remover esmalte. Evitar contato com detergentes e produtos químicos, usando luvas forradas de algodão.

  • Não consigo ficar sem usar esmalte. O que eu faço?

Hoje em dia temos excelentes produtos para prevenir problemas e esmaltes que prejudicam menos a integridade da unha. O ideal é prevenir. Apenas um dermatologista pode dar essa informação de maneira mais detalhada.

  • E as unhas postiças?

O uso contínuo de unhas postiças pode fragilizar as unhas sim. Entretanto, existem casos em que essa indicação se faz necessária sobretudo quando existe uma deformidade irreversível nas unhas. Seria uma forma de "disfarce". O bom senso aqui é soberano, porém o ideal é deixar esse luxo apenas para ocasiões especiais, dando um descanso para as unhas pois existem hoje maneiras mais naturais de ter uma unha esteticamente bonita e saudável.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os perigos ocultos no salão de beleza


Fazer unhas é quase um mandamento feminino. E toda semana milhares de mulheres fazem pés e mãos nos salões de beleza por todo o país. O que muitas não sabem são os riscos ocultos em muitas das ferramentas de trabalho de manicures e pedicures. O objetivo desse post é justamente conscientizar sobre esse problema e sugerir algumas soluções.
Eis os vilões:

Lixa de pé: se ela esfoliou o pé de alguém com micose, a próxima cliente do salão pode ser vítima dos fungos. A lixa de unha e a tesoura também podem transmitir micoses.

Alicate: é o maior responsável pela transmissão de doenças como a Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga.
Bacias e potes:a água quente usada para amolecer a cutícula ajuda na proliferação de fungos. A manicure deve amolecer a cutícula com algodão úmido ou creme apropriado.
Palitos de unha: como são de madeira, não se costuma esterilizá-los. Por isso, são fonte de fungos que podem transmitir doenças à pele.
Dessa forma, existem duas opções para nós:
1) A primeira é a de ter TODOS os nossos instrumentais. O grande problema aqui é a esterilização. Não adianta ter o seu alicate se você não tem como esterilizá-lo. Usar os outros materiais descartáveis sempre que possível também é outra dica. Ainda acho essa a melhor opção.

2) A segunda opção é investigar (sim você tem que ser detetive para descobrir se o salão tem autoclave ou não). Aqui vejo o grande problema. A maioria dos salões fala que tem autoclave sem ter.

E acreditem há 2 meses fui a um salão conceituado no Leblon e qual foi minha surpresa quando pedi para ver o aparelho quando vi uma linda estufa instalada. Imediatamente pedi para falar com a gerente e esclareci os riscos de ter aquilo ali. O pior é que ela disse que tinha uma autoclave por lá que ainda não havia sido instalada. Não voltei mas lá. Essa não foi a primeira vez que ocorreu isso e também não foi a primeira cidade. Isso, infelizmente, é um problema recorrente.

3)E a terceira e última dica: acho muito apropriados aqueles kits para fazer unha a seco. Alguns salões já padronizaram isso. Simplesmente os adoro.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Era uma vez...a M.A.C.


Acho muito legal saber a história por trás das coisas...Vou inaugurar uma série de posts a respeito de como tudo começou para algumas das maiores empresas de cosméticos e maquiagem. A primeira escolhida é a M.A.C.!
A M.A.C. (sigla de Make-up Art Cosmetics) surgiu em Toronto no ano de 1984 quando um fotógrafo (Frank Toskan) e um maquiador (Frank Angelo), com a devida colaboração de um químico, decidiram fazer uma linha de maquiagem profissional. Posteriormente, eles distribuiram algumas amostras para amigos que trabalhavam no meio artístico. O sucesso foi tão grande que a propaganda foi feita boca a boca e a M.A.C. nem precisou de uma campanha publicitária para se tornar conhecida. É claro que o maior impulso para a empresa foi a Madonna, fã declarada dos produtos. Muitos outros artistas e modelos vestiram a camisa e o resto é história. No Brasil a primeira loja foi inaugurada em 2002 (São Paulo).
Dessa forma, a canadense M.A.C. seguiu o caminho de grande parte das marcas que dão certo: são vendidas para um grande conglomerado, nesse caso a Estée Lauder. Esta que vai ser objeto de algum dos posts futuros, assim como a outra "dona" do mundo cosmético, a L´oréal. São elas que ditam 80% do que conhecemos e usamos.

sábado, 16 de maio de 2009

Desodorantes que retardam o crescimento dos pêlos-desvendando a bula




Já há algum tempo estão sendo lançados produtos no mercado cosmético cujo propósito seja retardar o crescimento dos pêlos além de serem desodorantes. Apesar de existir um produto importado comprovado cientificamente que retarda o crescimento dos pêlos (eflornitina), essa substância não é a mesma encontrada nesses desodorantes. Fui questionada por uma paciente se esse novo tipo de desodorante traria algum problema. Até porque o uso de desodorante sempre causou muita controvérsia no meio científico, ora pelo alumínio ora pelo parabeno. Fiquei curiosa em saber que substância e com qual mecanismo ela agiria e após exaustiva pesquisa cheguei a algumas respostas interessantíssimas e ainda descobri o que está por trás desses e de outros lançamentos que virão por aí.

Os compostos em questão são os seguintes:

butylated hydroxytoluene (BHT), butylated hydroxyanisole (BHA), hexamidine, hexyl isobutyrate, menthyl anthranilate, methofuran, 3-butylidenepthalide, trihydroxypurine, cetyl pyridinium chloride, catechins, fitoesteróis, ursolic acid e/ou compostos com extratos vegetais. Eles fazem parte de uma das patentes já registradas. Daí é só criar um nome para marketing e lançar no mercado.

1. Qual seria então o mecanismo de ação?

Inibição de proteases (enzimas) que estariam envolvidas na formação de vasos (angiogênese) o que atrapalharia a nutrição do pêlo, retardando assim seu crescimento.

2. Qual seria a vantagem de usar esses compostos?

A de uma proposta não hormonal para retardar o crescimento dos pêlos. Não teria portanto efeitos colaterais, pois teria só ação local.

3. Qual a minha opinião?

A idéia faz sentido embora acredite que deveria existir um controle rigoroso dos produtos dessa categoria que passam por pouca fiscalização.

Xampu (ou shampoo) sem sal: um mito a ser derrubado


Com certeza muitas pessoas, incluindo profissionais da beleza, entraram nessa conversa de que xampu sem sal resseca menos o cabelo e que seria o ideal para cabelos quimicamente tratados, ou pós escova progressiva.
Essa história é antiga e remonta ao fato de que após uns mergulhos no mar o cabelo fica ressecado. Só que a concentração de sal presente na água do mar é muito superior, não levando em consideração também o sol e o vento. O fato é que o sal no xampu é encontrado em quantidades mínimas e usado como espessante, fato este que não atrapalha em nada o resultado. Afinal, o objetivo do xampu é só limpar. E a maioria dos xampus do mercado faz isso muito bem. Só que a indústria percebeu o poder de venda do marketing sem sal. Isso é verdade. As vendas do xampu sem sal estão aumentando no Brasil.
Entretanto, o grande problema é a questão de pH , não estando envolvido mais o pobre do sal (cloreto de sódio). O pH sim, que é tão pouco divulgado nas embalagens, é que pode dar ou não essa sensação de ressecamento, de porosidade.Vamos aos fatos:
  • A partir do pH de 5 a cutícula do fio já se abre (cutícula é a "telha" que reveste o fio, sendo sua camada de proteção);
  • Essa abertura é necessária para a limpeza adequada dos fios;
  • O problema é se esse pH for alcalino (acima de 7), daí pode realmente agredir a estrutura do fio ;
  • Alguns farmacêticos advogam que um pH em torno de 5 nos xampus já seria satisfatório. E as máscaras e condicionadores em geral têm um pH em torno de 4, mais ácido ainda para balancear limpeza e condicionamento. Dessa forma, utilizar xampu e condicionador da mesma linha seria o ideal, pois nenhum fabricante iria combinar pHs que não se complementassem.
Eu mesma já cai no conto do vigário do xampu sem sal há uns 5 anos atrás. E sinceramente não achei diferença alguma (pelo contrário até nem gostei e voltei para os meus bons e velhos xampus com sal).

quinta-feira, 14 de maio de 2009

A busca dos lábios perfeitos-parte 1


A forma e o volume dos lábios viraram verdadeira obsessão não só das mulheres como da indústria cosmética em geral e muitos produtos foram lançados na expectativa de operar verdadeiros milagres para mulheres ávidas pela boca ideal.
Agora falando dos LIP PLUMPERS. A verdade é que, infelizmente, não existe um preenchedor tópico para lábios até o presente momento. O que existem são produtos cuja estratégia de marketing é falar do tal efeito preenchimento (alguns falam em um aumento de 30%!). Ligando o desconfiômetro...Ora o raciocínio mais básico é o preço. Se algo assim existisse não seria tão mais barato que um preenchedor injetável de verdade (ácido hialurônico).
Os ingredientes usados nesses plumpers têm 3 objetivos:
1-Criar um efeito de preenchimento pela reflexão da luz na superfície. Mas isso qualquer gloss é capaz de fazer. É o efeito "película".

2-Sensação física seja térmica: frio, quente ou de formigamento. A pessoa sente que os lábios estão mais volumosos induzida por essas sensações, no entanto sem ter nenhuma alteração objetiva no volume. Alguns produtos podem causar um pequeno inchaço que desaparece em pouco tempo. Ex.: capsaicina, menthol, cânfora, benzyl nicotinate.
3-Hidratação pura e simplesmente. Ex.: microesferas de colágeno, óleos vegetais, petrolatum, ceras, lanolina, óleo mineral.
Portanto os preenchedores injetáveis são os únicos capazes de dar resultados duradouros e visíveis de maneira objetiva. De resto compre um bom gloss, pois não é necessário gastar mais um centavo com promessas vazias.

terça-feira, 12 de maio de 2009

NARS

A NARS ficou mais popular ao ser divulgada como uma das marcas usadas no set de Gossip girl (assim como a Urban Decay). Mas os itens que acho indispensáveis (usados e aprovados) para investimentos são:
  • O famoso blush ORGASM com um cor de rosa fabuloso (para quem gosta de rosa);
  • O iluminador COPACABANA em bastão;
  • O pó bronze deles foi o único que consegui usar em mim até hoje sem que eu ficasse com um tom amarelado ou cenourinha;
  • As sombras são legais mas eles costumam investir em cores básicas demais. As da MAC são mais duradouras e tem uma variedade maior de cores ousadas.

domingo, 10 de maio de 2009

Visagismo: a nova moda.

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.
E não é que o Philip Hallawell autor de livros (como a mão livre) e apresentador da TVE (quando era criança curiosamente cheguei a assistir a inúmeros programas dele) escreveu um livro falando só nisso?

Não é mistério o fato de que tenho um grande interesse em tudo que diz respeito à arte da pintura e do desenho e caso alguém tenha curiosidade é só acessar nos meus links meu jurássico fotolog boi bumbá para ver um pouquinho desse meu outro trabalho paralelo.

Qual foi minha surpresa que anos mais tarde, uma amiga me falasse a respeito do livro e ao comprá-lo reconheci o Philip imediatamente pela foto. Atualmente ele costuma dar palestras e cursos em São Paulo para inúmeros profissionais, em especial maquiadores.

Muito do que há no livro é de fácil compreensão para quem sabe noções de figura humana (proporções faciais e etc), o que achei formidável foi a classificação da pele em fria e quente o que define as cores que combinam mais com cada um. Mas é melhor não dar mais detalhes até para despertar a curiosidade sem tirar a graça do assunto.

sábado, 9 de maio de 2009

Cansei de ser um panda!

Olheiras. Essa queixa é bem freqüente nos consultórios dermatológicos e sempre sou questionada a respeito dos motivos. Mas afinal o que exatamente causa olheiras ?
-Causa genética: herdamos a fragilidade dos vasos ao redor dos olhos de nossa família. Isso é fato. A espessura e a cor da pele são também herdadas e podem influenciar negativamente. Mas nem tudo é culpa dos genes.
-Exposição solar: o sol pode induzir produção de melanina local e acentuar as olheiras. Logo, tem gente que percebe piora após a praia. Taí a explicação.
-Envelhecimento: definitivamente à medida que envelhecemos há um afinamento na pele ao redor dos olhos e isso evidencia mais ainda as olheiras. Dessa forma você consegue enxergar as estruturas (vasos e pigmento) por transparência.
-Estresse, menstruação: aqui está um fato interessante... os hormônios podem agir de forma negativa ao gerar uma congestão vascular local e empalidecimento da pele ao redor. Isso acentua o contraste dos 2 tons de pele.
-Alergia: nessa causa existem dois elementos importantes: um é o processo de escurecimento da pele via liberação local de histamina e o outro é o fato de alguns indivíduos alérgicos estarem constantemente coçando os olhos. Quem tem sinusite também é muito afetado por olheiras.
-Constituição anatômica da área: alguns indivíduos ou por terem os olhos fundos ou por apresentar pregas criam a impressão ainda maior de sombreamento da área.
-Pigmento de hemoglobina oxidada: é isso que dá a cor marrom que alguns tipos de olheiras têm e isso decorre da fragilidade dos vasos que extravazam sangue na pele, ocasionando a mancha. O sol aqui também pode piorar a situação.

Dessa forma, existem olheiras com componente pigmentar, de visibilidade vascular ou associados. O tratamento deve ser direcionado de acordo com a causa ou causas base. Deve-se ter sempre em mente que não existe uma única forma de tratar desse problema e atualmente temos várias opções desde cremes até laser.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tutorial do you tube

Já vi alguns videos de makeups no you tube, mas nesse o resultado é bem interessante e ela está usando o primer que falei no post anterior.

http://www.youtube.com/watch?v=MsNErxQG4ZM&feature=channel

http://www.youtube.com/watch?v=U2JGkzXG37Q&feature=channel

uma mais básica:

http://www.youtube.com/watch?v=biIONVqmcVE&feature=channel

O primer!!

Se você estiver de viagem marcada para Paris ou EUA ou uma ilha deserta mas que tenha SEPHORA inclua esse item valiosíssimo na sua lista. Por que? Por que ele simplesmente é um dos melhores primers que já fabricaram. A sombra dura horas. E o preço é justo pela qualidade oferecida.urban_decay_eyesshadoww_primer_potion

Ultimamente ando lendo muito reviews positivos sobre as sombras dessa marca e também fiquei muito curiosa a respeito…

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Melasma: perguntas e respostas

O que é?

O melasma ou cloasma gravídico ou máscara da gravidez pode ser definido como uma mancha
escura no rosto em resposta ao sol, ao calor e a fatores hormonais (especificamente o estrogênio).

Quem tem melasma?

As mulheres de um modo em geral, em especial aquelas em idade fértil (grávidas ou não). Os homens também podem ser afetados, mas isso é raro.

Quais são os gatilhos que podem desencadear melasma?

Além do sol, principal causa do problema, temos como gatilhos sitêmicos: os estrógenos (pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal) e alguns medicamentos fotossensibilizantes (tetraciclinas e minociclinas). Já como gatilhos tópicos temos o uso da cera quente para depilar buço (atua através do mecanismo agressivo do calor) e alguns corméticos que ao irritarem a pele desencadeiam o melasma. Portanto, quem tem essa tendência não é aconselhável comprar produtos sem indicação prévia do dermatologista.

Quais os lugares da pele mais afetados?

O rosto é o lugar mais acometido e, em geral, obedece a uma certa simetria. As maçãs do rosto, região da têmporas, mandíbula, buço, nariz e queixo. Existem casos menos comuns nos braços e ombros que são os´mais difíceis de tratar.

Existe tratamento?

Existe. Embora quem tem melasma sabe. O tratamento é um desafio, pois é uma condição crônica e qualquer descuido pode pôr tudo a perder.

Quais as recomendações gerais?

O item indispensável, sem dúvida nenhuma, é o protetor solar. O investimento em um bom filtro solar que proteja não só dos raios UVBs como de UVAs é o pilar do tratamento de melasma. Partindo desse princípio, o plano de tratamento é definido de acordo com cada caso com uso de cremes clareadores, peelings e antioxidantes orais. Suspender ou não o método anticoncepcional é algo discutível e deve ser avaliado caso a caso, pois mesmo com a suspensão da medicação o melasma pode não regridir espontaneamente.

Existe algum laser para tratar melasma?

A indicação de laser para tratar melasma não é habitual.


segunda-feira, 4 de maio de 2009

Clarisonic



A Clarisonic é um sistema de limpeza e esfoliação para uso domiciliar. O objetivo é maximizar os efeitos dos produtos quando aplicados na pele ao aumentar a penetração dos mesmos. A escova deve ser trocada periodicamente (há venda de refil) e existem opções até para peles bem sensíveis. A da foto é a edição especial com arrecadação destinada à campanha do câncer de mama. No Brasil vocês podem adquirir um sistema similar da Germaine de Capuccini.

sábado, 2 de maio de 2009

Maquiagem mineral

A maquiagem mineral vem ganhando prêmios de revistas especializadas em beleza graças ao efeito impecável que ela dá. Porém, junto com o benefício vem a polêmica. E ela se refere a um dos ingredientes desse tipo de maquiagem: o Bismuth Oxychloride (ou oxicloreto de bismuto) que pode causar um grande estrago em peles sensíveis (ardência, coceira, vermelhidão) ou com tendência à acne (espinhas). Simplesmente existem pessoas que não conseguirão usar maquiagem com esse ativo.

Entretanto, vale ressaltar que nem todas as maquiagens minerais tem quantidades de bismuto suficientes para gerar reações cutâneas. Atualmente algumas linhas gostam até de colocar nas embalagens que são livres de bismuto, tamanha a preocupação com o tema.

Listinha de algumas marcas bismuto free (sem bismuto):